A pirâmide de São Tomé das Letras, um dos principais (se não o principal) pontos turísticos da cidade no sul de Minas Gerais, está à venda por R$ 1,2 milhão. Sim, o monumento agora pode ser seu… contanto que você tenha a grana em mãos, é claro. Tombada como patrimônio paisagístico municipal em 2022, a construção agora deverá ganhar um novo dono.
Se para alguns a notícia é legal, entre os moradores do município a venda foi motivo de revolta, considerando que o destino da escultura pode ser incerto, dependendo das mãos em que cair. O burburinho local foi tanto, que o atual proprietário está negociando a medida com o prefeito, Tome Alvarenga. Segundo o corretor de imóveis responsável pela comercialização do patrimônio, diversas pessoas já fizeram propostas para comprar o ponto, mas, a preferência é do município. Além disso, a novidade já gerou uma movimentação nas redes sociais devido a criação de uma vaquinha, feita por turistas, para adquirir a área. Tá aí o brasileiro mostrando que é um povo organizado e unido por uma causa, sim.
Além da compra da pirâmide, outra opção da prefeitura seria desapropriar o local. A desapropriação é o procedimento de direito público pelo qual o Poder Público transfere para si a propriedade de terceiro, por razões de utilidade pública ou de interesse social, jxnormalmente mediante o pagamento de indenização.
Sobre a pirâmide
O monumento de São Tomé das Letras foi erguido ao lado do parque Antônio Rosa, na década de 1980. A escultura, feita com a Pedra São Tomé, fica em um terreno pertencente a um morador de São Paulo, que tem pousada e outros terrenos pela cidade.
A pirâmide é o ponto mais alto da cidade mineira e um dos locais mais procurados pelos turistas. Hoje, a entrada no local é gratuita e reúne uma verdadeira multidão durante a alta temporada ou feriados, principalmente no momento em que o sol se põe, proporcionando uma vista irada e um vibe deliciosa.
E aí, conta pra gente… o que você acha da medida? É a favor ou contra a venda? Por aqui, a gente só torce para que a escultura continue sendo de total acesso ao público e permaneça bem assistida por quem quer que a compre. Deixem o turismo respirar livre! #IntoTheOutdoors
Fonte: https://www.hypeness.com.br