Organizando as finanças para ter uma vida mais outdoor

Quem não quer viajar o mundo? Viver uma aventura por fim de semana? Praticar esportes diferentes frequentemente? Ver diversas culturas locais com os próprios olhos? A vida de aventura pode ser tão incrível que parece ser inalcançável ou feita só para ficar no campo das ideias. Mas não precisa ser bem assim. Na prática, você precisa de duas coisas, que é o dinheiro e o conhecimento para não se endividar.

Ok, mas, por onde começar? Dê o start criando o seu orçamento! Afinal, não tem como viajar por aí sem que você se planeje financeiramente, né? Bom, por incrível que pareça, a parte mais importante do seu orçamento não é a sua renda, mas sim o controle de suas despesa, que podem ser fixas (contas de todo mês) ou variáveis (coisas que você não precisa, mas quer fazer).


Que tal começar analisando todos os seus gastos do último mês? Uma ideia é dividi-los em categorias, como mantimentos, comer fora, pagamentos com cartão de crédito, entretenimento, aventuras, aluguel, etc etc. Tome o cuidado de encaixar absolutamente todas as suas despesas em alguma categoria, assim, você enxerga com clareza para onde o seu dinheiro está indo. Ok, feito isso, observe se alguma faz você se perguntar “eita, como eu gastei tanto dinheiro com isso???”.


O próximo passo é definir metas para o próximo mês para reduzir as despesas em alguma categoria e direcionar essa economia para o seu orçamento de aventura. Pode ser trabalhoso e parecer mais chato do que realmente é no início, mas, se force a executar essa tarefa. Repita no mês seguinte. E de novo. Faça mais uma vez. Torne isso um hábito e observe seu porquinho aventureiro engordar mês após mês.


Não tenha medo de usar ferramentas de apoio: Excel, pedaço de papel, notas adesivas, bloco de notas no celular, e-mail, app sofisticado, que seja. Apenas encontre um método que funcione para o seu controle. Existem N possibilidades. Explore todas que estiverem ao seu alcance e ajuda a facilitar sua vida ae!!!


Acredite: cada centavo economizado vai ser delicioso de ser gasto com o que você ama depois. Fique tranquilo, no fim tudo fará sentido. ;)03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *