Além do chapéu de palha: alimentos também protegem a pele

A gente sabe desde cedo como cuidar da pele: usando protetor solar, chapéu, óculos, retocando o protetor depois do banho de mar ou piscina. Mas, alguém já te ensinou os cuidados de dentro para fora para amenizar os efeitos do raio solar do lado de fora?

Se você aí pratica esportes ao ar livre ou passa o dia inteirinho exposto ao sol por qualquer outro motivo, você sabe lá no íntimo que às vezes fica em falta com o protetor, né? Ou mesmo que você seja um usuário assíduo, sentimos em dizer: só ele não dá conta! Por isso, hoje, separamos uma listinha de alimentos que cumprem o mesmo papel de proteger sua pele e, se você incluí-los em sua rotina, o reforço tá garantido!

1.Tomate

O licopeno é um antioxidante poderoso: ele ajuda a prevenir o dano ao DNA que pode acontecer com a exposição solar. Essa substância é encontrada em frutas e vegetais vermelhos, como melancia, morango e pimentão-vermelho e, em máxima concentração, em tomates cozidos e enlatados. Segundo estudos, incluir 55g de extrato de tomate na alimentação diária pode reduzir o risco de queimadura solar e aumentar a proteção natural da pele em um terço.

2. Chá e Café

Essa duplinha matinal (ou do dia todo… alô, viciados!!!) tem poder!
Muitos chás combatem o envelhecimento da pele por ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Além disso, pesquisas mostraram que consumir pelo menos uma xícara de chá preto ao dia pode ajudar a diminuir o risco de carcinoma de células escamosas, que é um tipo de câncer de pele.

Se você prefere café, saiba que ele ajuda a proteger a pele, principalmente se o consumo for elevado. Um estudo publicado na revista científica International Journal of Cancer mostrou que quem bebe cinco ou mais xícaras de café ao dia tem menor propensão ao desenvolvimento de melanoma.

3. Espinafre

Cite alguém com a pele melhor que a do Popeye e falhe miseravelmente. Vegetais que têm folhas verde-escuras, como espinafre e couve, contêm antioxidantes poderosos no combate ao câncer. Um estudo feito na Austrália e publicado na International Journal of Cancer mostrou que pessoas que haviam tido câncer de pele e, posteriormente, passaram a consumir ao menos uma porção diária de folhas verdes, ricas em antioxidantes, reduziram o risco de desenvolver novos tumores em mais de 50%.

4. Mamão

O mamão é rico em nutrientes, como betacaroteno e vitamina C, então ele oferece benefícios antienvelhecimento semelhantes aos ofertados por tomates e frutas cítricas. O mamão também contém enzimas que reduzem a inflamação do organismo e contribuem para a digestão e, assim, ajuda o organismo a absorver muitos nutrientes. Suplementos a base da fruta contribuem para melhoras na homogeneidade, umidade e elasticidade da pele, segundo estudo publicado na revista científica Experimental & Therapeutic Medicine, no início deste ano.

O nosso apelo por cuidados com a pele não é voltado à estética. Se para você for, tá tudo bem também. Mas, é importante lembrar que a exposição excessiva e contínua aos raios solares pode causar câncer de pele – que, por sinal, é uma das formas mais comuns da doença. Por isso, parafraseando Pedro Bial: use filtro solar! E reforce com uma dieta correta e um chapéu de palha com proteção anti UV, é claro. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5% OFF
vishhh
5% OFF
Uhh Quase
10% OFF
10% OFF
Que pena
20% OFF
10% OFF
50% OFF
5% OFF
Por pouco
Gire a Roda da Fortuna e GANHE DESCONTOS!
Insira seu E-mail para girar a Roda. É sua chance de ganhar descontos de até 50%!
Regras da Casa:
  • Uma tentativa por usuário.