Ranking divulga países que mais instalaram energia solar em 2020

Em tempos difíceis, é bom ler notícias que deixam o coração quentinho! Para ajudar nessa missão, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgou um mapeamento com dados da International Energy Agency Photovoltaic Power Systems Programme, dos 10 países que mais instalaram energia solar em 2020. O dado inclui a soma das grandes usinas centralizadas e dos pequenos sistemas distribuídos em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e no setor público que entraram em operação no último ano.

Segundo o levantamento, o Brasil instalou 3.152,9 megawatts da fonte solar fotovoltaica, incluindo 80% em sistemas de geração distribuída e 20% de geração centralizada, garantindo o 9º lugar na lista, apesar dos impactos causados pela pandemia do COVID-19. Tem termos financeiros, o setor trouxe R$ 15,8 bilhões em novos investimentos no país e mais de 99 mil empregos.

O ranking mundial foi liderado pela China, EUA e Vietnã, com destaque para o forte crescimento do país asiático no período. No caso do nosso BR, já tínhamos entrado para o Top 10 outra vez, em 2017, ocupando a 10º posição. Em 2018, ficamos em 11º e em 2019, em 12º. Estamos subindo! A China que se cuide, hein.

Segundo a ABSOLAR, o Brasil é detentor de um dos maiores e melhores recursos solares do mundo e tem totais condições de assumir mais protagonismo e liderança no desenvolvimento do setor, com políticas e programas que combatam o aquecimento global e promovam a tão desejada e necessária transição energética sustentável.

Estima-se que até 2050, a geração própria de energia solar pode economizar mais de R$ 150 bilhões em custos com o uso de termelétricas fósseis, que é uma das principais responsáveis pelo aumento tarifário na conta de luz e pelas emissões de poluentes e gases de efeito estufa do setor elétrico.

Confira o Top 5 de 2020:

1. China
2. EUA
3. Vietnã
4. Japão
5. Alemanha

E aí, bateu um orgulho ou não? A gente segue confiante que o mundo se tornará, em breve, um lugar mais ecológico, responsável, consciente e evoluído. Não custa acreditar, né? Bora mostrar pra eles como é que se faz, Brasil!

*O Top 10 completo não foi divulgado na internet até o momento.

Fonte: https://ciclovivo.com.br

×

Olá

Clique no nome do atendente para tirar suas dúvidas ou envie um email para:  [email protected]

×