Cidade do futuro? Confira qual país deve tirar a ideia do papel em breve

Quem vê muito filme de ficção-científica tá ligado: as cidades futuristas são tão incríveis que parecem ser impossíveis de ver ainda em vida. Pois bem, não para a China. Na cidade Chengdu Future City, o futuro será tecnológico e científico, livre de carros e planejado por uma arquitetura sustentável e integrada à natureza. Bom, o local ainda não existe, de fato, mas já está sendo projetado pelo governo do país para a província de Sichuan, e caminhando para se tornar real logo logo.

O projeto-piloto abrange uma área de mais de 4,6 quilômetros quadrados, onde serão construídas diversas universidades, laboratórios, escritórios, além de mercados, espaços públicos e de convívio e, é claro, moradias. Cada parte da cidade foi pensada não só para se integrar à paisagem ao redor, como também funcionar de forma que as distâncias possam ser percorridas sem carro e em menos de 10 minutos através de transportes públicos elétricos. Por que choras, trânsito de São Paulo?

Segundo os idealizadores, a ideia é que a cidade do futuro seja dividida em seis blocos diferentes, com desenhos arquitetônicos diferenciados para cada função da determinada região, para também otimizar os sistemas hidráulicos. Os locais serão conectados com estações de trem e uma rede smart para veículos autônomos.

Com tamanha ousadia, parece até que o negócio só vai sair do papel beeem no futuro mesmo, né? Não, não. A primeira parte da cidade estará pronta no final deste ano, e a maior e mais significativa parte ficará pronta em, aproximadamente, 2024.

O projeto é parte de uma série de iniciativas do governo da China para não só incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico local, mas também resolver a crescente quantidade de habitantes que vivem em suas maiores cidades. Estima-se que em 2035 cerca de 1 bilhão de pessoas estejam ocupando as áreas urbanas do país. É gente bagarai, hein? Só para tecer um comparativo: a população brasileira tem 212 milhões de habitantes.

E você, moraria em uma cidade limpa, tecnológica, organizada e livre de trânsito? Difícil responder essa, né? Bom, se começar a juntar uma grana agora, ainda dá tempo de correr para a China quando a Chengdu Future City ficar pronta! Alô, planejamento financeiro! #IntoTheOutdoors

Fonte: https://www.hypeness.com.br

×

Olá

Clique no nome do atendente para tirar suas dúvidas ou envie um email para:  [email protected]

×