Aventura no frio, sim: 4 trilhas para pedalar em Campos do Jordão (SP)

Com sua carinha colonial e aconchegante para curtir o frio de despedida do outono e boas-vindas do inverno, Campos do Jordão é destino turístico queridinho de pessoas dos quatro cantos do Brasil. Entre o vinho, rodízio de fondue e outro, que tal pegar a sua bike e aproveitar as trilhas para conhecer um pouco desse cantinho irado de São Paulo e de quebra se exercitar ao ar livre? Selecionamos quatro trilhas que vão desde as mais fáceis, para iniciantes, até as de níveis mais elevados, para profissionais.

1. Zoom Bike Park

O Zoom Bike Park disponibiliza aluguel de bicicletas para você ter uma experiência segura e radical de mountain bike em Campos do Jordão. O espaço é destinado para pessoas com pouca ou bastante experiência.

Com 23 km de single tracks, sendo que 22 km foram construídos segundo orientações internacionais do padrão internacional de mountain bike, o ciclista pode escolher entre 18 trilhas que, ao pedalar uma por vez, resulta em aproximadamente 46 km de percurso.

O local também oferece lojinha, estacionamento, vestiário, boxe lava bike, serviços de tirolesas, passeios à cavalo, restaurante, lanchonete e chalé para hospedagem. Ou seja: pode levar o filho que não curte pedalar, a sogra, o maridão mais sedentário, a filha mais nova, o amigo, e até o papagaio.

2.Trilha do Zig-Zag

Uma das mais procuradas da região, a trilha Zig-Zag serviu de palco para famosas corridas de motos nos anos de 1980. Seu ponto mais alto fica a 1.659 m acima do nível do mar e tem uma extensão que soma 15 km. O percurso pode ser completado entre 1h30 e 2h, dependendo do desempenho e experiência de cada ciclista.

Se alternando entre single track e aberta, a trilha é considerada difícil por ter 10 km de extensão. Mas, ó, dica de brother: a caminhada vale a pena quando, nos últimos 2 km antes do fim, você dá de cara com a incrível cachoeira do Lajeado, onde você pode tomar um banho revigorante em águas cristalinas.

3. Big Biker

Na prova disputada anualmente desde 2001 no sistema maratona, o ciclista percorre grandes distâncias em diferentes tipos de via, em uma única volta. Algumas etapas podem somar mais de 100 km de percurso e vence aquele que fizer o circuito no menor tempo.

As categorias Pro e Sport se diferenciam pela distância a ser percorrida e, dentro de cada uma delas, os atletas são divididos por idade.

4.Travessia do Baú

Localizado na Serra da Mantiqueira, com picos de até 2 mil metros, o trajeto liga Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. Na estrada de terra, você vai se deparar com a vista da Pedra do Baú, fazendo valer todo o percurso. Além disso, o caminho tem restaurantes e lanchonetes para quem precisa dar aquela abastecida na energia.

Que tal sair pedalando de São Paulo e transformar o passeio em uma viagem de um dia? De repente se hospedar em Campos e curtir o fondue no fim do dia nunca fez tanto sentido.

Indo a uma trilha ou outra, lembre-se do básico para qualquer tipo de aventura outdoor (MESMO NO FRIO): hidrate-se e se proteja do sol (nessa parte, conte com a gente ;)).

Deixe uma resposta