O mundo anda tão doido, que a NASA achou melhor se adiantar e enviar uma placa com uma mensagem para os humanos do futuro. Planejada para outubro, a agência deve realizar a primeira missão espacial rumo aos asteroides troianos de Júpiter, grupo de corpos celestes que orbitam a Terra. O objetivo da missão é explorar os objetos rochosos que são tão antigos que carregam informações sobre as origens da vida ou mesmo do universo e, de quebra, deixar por lá amostras de sabedoria da humanidade atual.
Agora, veja bem: se os Beatles já são considerados como a maior banda do universo por seus feitos terrenos, a máxima agora vai se tornar literal. Acontece que a missão, batizada de Lucy em homenagem a canção “Lucy In The Sky With Diamonds”, do grupo britânico, levará trechos e frases escritas ou ditas pelos quatro membros dos Beatles, e também por outros grandes nomes recentes da humanidade, naquela placa que dissemos ali no início, para o espaço.
De Paul McCartney se lê na placa o trecho final da última música lançada pela banda, apropriadamente nomeada como “The End”. Se liga na tradução livre do manuscrito: “E, no fim, o amor que você recebe é igual ao amor que você oferece”. A frase de John Lennon virá da canção “Instant Karma”, lançada pelo artista em carreira solo, em 1970. Na tradução, “Todos nós brilhamos como a luz, as estrelas e o sol”.
Já a citação de George Harrison traz a complexidade e a profundidade da sabedoria oriental que movia os princípios do guitarrista, e, traduzindo, seria mais ou menos assim: “Quando você enxergar para além de si, então você poderá encontrar a paz de espírito te esperando”, sendo tirada da música “Within You Without You”. De Ringo Starr teremos seu clássico slogan pessoal e que marcou toda a geração dos anos 60, que os Beatles lideraram: “Peace and Love”, que nem requer tradução, né?
Para além da cultura, a placa também levará frases de nomes como Martin Luther King Jr., de Brian May, guitarrista do Queen, da artista e compositora Yoko Ono, da poeta Joy Harjo, de Carl Sagan, astrônomo que já fez missão semelhante a esta, entre outros.
Mas, se os Beatles serviram de inspiração para a missão, o espírito da empreitada parece estar mesmo definido pela citação de Albert Einstein, que também irá ao espaço pela Lucy: “O mais importante é não deixar de questionar. A curiosidade é seu próprio sentido de existência. Nós não podemos nos extasiar quando contemplamos os mistérios da eternidade, da vida, a maravilhosa estrutura da realidade. Tentar compreender meramente um pouco de todo esse mistério diariamente é o suficiente, e nunca perder a sagrada curiosidade – tentar se tornar uma pessoa de valores e não de sucesso”, diz o trecho do nosso gênio favorito.
A missão estudará os corpos celestes troianos a fim de justamente descobrir um pouco mais da origem do Sistema Solar e da Terra, ou seja, em nome da curiosidade: a mesma que moveu Einstein e alguns dos maiores artistas da humanidade. Que sorte vai ter o próximo curioso, dentro alguns milhões de anos, que encontrar todos esses valiosos ensinamentos lá pelo espaço, hein?
Faltou só um trechinho especial da saudosa, genial e eterna Elis Regina para o diálogo e o spoiler serem completos, né? “Alô, alô, marciano, aqui quem fala é da Terra. Pra variar, estamos em guerra, você não imagina a loucura. O ser humano tá na maior fissura porque tá cada vez mais down in the high society”. Sei lá, a gente só acha mesmo. Vai, planeta! Vai, tecnologia! Voa longe! #IntoTheOutdoors
Fonte: https://www.hypeness.com.br