Sentar em uma mesa amarela na calçada de um boteco no fim de tarde, andar pelo shopping sem pressa em véspera de Natal, reunir os amigos para o futebol de toda segunda, curtir um festival de música com toda a galera reunida, cair na estrada com a família… ah, a vida pré-pandemia. Quantas vezes você já se pegou imaginando o dia em que ouviremos no plantão da Globo que o uso de máscara não é mais necessário, assim como o distanciamento social e o isolamento, porque a pandemia chegou ao fim? Por aqui, esse pensamento rola pelo menos uma vez ao dia. Mas, o que será que a maioria dos brasileiros planeja para quando esse momento chegar?
Segundo uma pesquisa encomendada pela Booking.com, o desejo de viajar pelo Brasil a lazer está no topo da lista de prioridades quando as restrições acabarem para 81% dos entrevistados. Restabelecer contato com as pessoas aparece na sequência, sendo visitar membros da família um desejo de 76% e reencontrar amigos 75% do grupo. Saudade de um afeto físico, né, meus filhos?
Além disso, 67% das pessoas que participaram da pesquisa ainda se dizem otimistas de que conseguirão realizar essas viagens pelo país em um futuro próximo. Conhecer destinos internacionais beeem distantes da nossa terrinha também é a vontade de 33% dos brasileiros que foram questionados.
No entanto, este “break forçado” nas viagens, mudou a visão de muitos aventureiros deste nosso país. Agora, mais da metade (58%) pretende evitar visitar alguns países, tirando-os, definitivamente, da sua lista de desejos, e 71% se preocupa e espera que atrações turísticas de todo o mundo se adaptem ao distanciamento social. Inclusive, a pausa se mostrou ser o momento ideal para muitas pessoas planejarem sua tão sonhada viagem (alô, lista da qual fazemos parte): 65% dos entrevistados aproveitaram o tempo maior em casa para pesquisar e formular suas próximas aventuras Brasil ou mundo afora. Inclusive, uma parcela de 44%, sendo dois em cada cinco pessoas, economizaram dias de férias durante a pandemia para curtir viagens mais longas assim que puderem fazê-las.
Quanto aos sonhos com as próximas trips sem restrições, 62% dos participantes da entrevista estão confiantes de que poderão colocar o pé na areia de forma 100% liberada, ainda em 2021. Será? Nem sabemos opinar! Além disso, tanto a praia quanto os spas estão entre os primeiros destinos que 23% dos brasileiros pretendem visitar pós-pandemia.
Mas, o que passaremos a buscar em nossas viagens quando a liberdade cantar de vez? Bom, 76% dos entrevistados buscará apreciar experiências mais simples, 56% querem um contato maior com a natureza (boraaaa, comunidade aventureira) e 43% deve optar por casas ou apartamentos de temporadas apartamentos, para curtir com maior frequência.
Vale ressaltar que 89% dos participantes garantiram que daqui pra frente vão valorizar mais suas viagens. Será que isso significa menos celular e mais vida real? Menos sono e mais aventura, menos sujeira e mais consciência, menos turismo popular e mais explorações cheias de surpresas? A gente não sabe, mas estamos doidos para pegar a estrada (e avião, é claro), sem restrições e em um mundo livre, na medida do possível, da ameaça do vírus! Sejamos otimistas, amanhã vai ser melhor que hoje. #IntoTheOutdoors
Fonte: https://gooutside.com.br