Cá estamos no surpreendente 2021, mas a notícia já não é bem uma novidade: a Finlândia foi nomeada pela quarta vez consecutiva o país mais feliz para se viver, de acordo com a mais recente edição do relatório World Happiness. Sem poder ignorar a pandemia, o índice deste ano incluiu pesquisas sobre como os países lidaram com o coronavírus, examinando os efeitos da crise na estrutura e na qualidade de vida das pessoas, bem como o comportamento dos governos diante de tudo isso.
O relatório, que está em seu 9º ano de publicação, perguntou às populações em torno do mundo como as vidas e os sentimentos das pessoas podem ter mudado durante 2020 em comparação com os anos anteriores. As causas dos sentimentos negativos incluíram economias enfraquecidas, preocupações com a própria saúde ou a de um parente, bem como perdas de empregos e dificuldade de encontrar um.
Enquanto isso, os entrevistados disseram que sentimentos positivos durante o ano da pandemia foram estimulados pelo voluntariado, exercícios físicos, cuidar de um animal de estimação ou um sentimento de gratidão geral por tudo o que estaria dando certo.
Atrás da nação número um da lista estão Islândia, Dinamarca, Suíça e Holanda compondo o top 5. Todos os países nórdicos foram classificados entre os 10 primeiros do ranking. Para os pesquisadores não foi nenhuma surpresa que a primeira posição tenha sido mantida, já que a Finlândia sempre teve uma classificação elevada quando se trata de confiança mútua. Para entender um pouco mais sobre o estilo de vida que prega igualdade e uma vida equilibrada por lá, a gente recomenda o documentário “Porque Finlândia e Dinamarca São Mais Felizes Que os Estados Unidos”, disponível aqui.
Você deve estar se perguntando “legal, mas cadê meu Brasilsão aí nessa lista?”. Pois bem, nossa terrinha ocupou o 41º lugar, à frente, VEJA BEM, de países como China (52º), Portugal (53º) e Colômbia (54º). Não tá tão ruim, vai? A última posição foi ocupada pelo país sul-africano Zimbábue, ficando próximo também de outras nações da África que enfrentam situações ainda mais difíceis, de fome à guerra civil.
A pesquisa anual independente é organizada pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e, se baseia, principalmente, nos níveis de PIB, expectativa de vida, generosidade, apoio social, liberdade e renda de corrupção.
Dá um check no Top 20 de países mais felizes do mundo:
- Finlândia
- Islândia
- Dinamarca
- Suíça
- Holanda
- Suécia
- Alemanha
- Noruega
- Nova Zelândia
- Áustria
- Israel
- Austrália
- Irlanda
- Estados Unidos
- Canadá
- República Tcheca
- Bélgica
- Reino Unido
- China
- França
Dá vontade, né @? Mas a gente aproveita o gancho para deixar um recado: não perca a fé! Por mais turbulento que seja o cenário, se agarre a algo bom e tente se manter são. Nós não somos a pandemia, nós estamos passando por uma. E lembre-se que ela VAI passar. Faça a sua parte e, junto com a gente, tenha esperança de que dias melhores estão por vir. #IntoTheOutdoors