ONU revela planos para cidade autossuficiente, flutuante e imune a desastres naturais

Nunca, jamais, sob hipótese alguma pense que você já viu de tudo nessa vida, porque daí vem a ONU e pá: te dá um tapão na cara! Acontece que a organização, junto com as autoridades de Busan e a Oceanix, cidade mais populosa da Coréia do Sul, estão desenvolvendo a primeira cidade flutuante, autossuficiente e sustentável do planeta, como uma possível alternativa para o cenário das mudanças climáticas. Pera aí que a gente te explica tudo.

A ideia é que a Oceanix City, como a futura cidade está sendo chamada, seja uma solução urbanística que, ao invés de combater a natureza para abrir espaço para si própria, melhor se integra a ela. O complexo sustentável deve abrigar 10 mil residentes sobre 75 hectares, segundo texto da ONU, e se desenha dentro de metas de desenvolvimento da organização para se estabelecer como exemplo em termos de energia, água, alimentação e despejo de lixo em uma construção modular e marítima. A cidade será construída em “bairros” modulares de 2 hectares cada, capaz de receber até 300 residentes, podendo crescer através de novos módulos “encaixados”.

Cada construção sobre as plataformas não poderá passar de sete andares de altura para manter um baixo centro de gravidade capaz de resistir ao vento e variações marítimas, e devem ser alimentadas por meio de painéis solares. Os bairros terão fazendas comunitárias como centro e devem usar algas, ostras, mexilhões e outros sistemas marinhos como fonte de alimento. As estruturas subaquáticas prometem acelerar a regeneração dos ecossistemas e ajudar na limpeza dos mares.

Cada plataforma vai funcionar de modo que não produza qualquer desperdício ou poluição. Segundo o próprio texto de divulgação do projeto, a ideia da comunidade é unir pessoas que se importam com o planeta e cada forma de vida. “Em vez de lutar contra a água, vamos aprender a conviver em harmonia com ela”, disse o líder do programa na ONU.

Se o futuro tem mais respeito à natureza, é mais sustentável, mais ecológico, faz o uso da tecnologia para o bem, tem casas que colocam menos vidas em risco e em mais consciente, talvez a gente possa ter esperanças de um mundo melhor e mais daora, enfim! Arrasa, Coréia do Sul! Vai, planeta! #IntoTheOutdoors

Fonte: https://www.hypeness.com.br

Project e Cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
×

Olá

Clique no nome do atendente para tirar suas dúvidas ou envie um email para:  [email protected]

×