Os olhos de todo o mundo estão voltados para um lugar: Catar. O país, que está sediando a Copa do Mundo, divide opiniões quando o assunto é destino turístico. Alguns não apoiam a cultura e o modo de pensar do local, que chega a ferir os direitos humanos, enquanto outros, consideram o destino atraente para turismo.
De um jeito ou de outro, muita gente resolveu colar por lá para acompanhar o maior campeonato esportivo do mundo e, por meio de fotos e vídeos, acabamos conhecendo um pico cheio de história e atrações incríveis. Pensando nisso, reunimos os 10 rolês mais imperdíveis de Doha, no Catar, para curtir além da Copa do Mundo. Se liga:
1. The Pearl
A extração de pérolas era antigamente uma das principais atividades econômicas de Doha. E não à toa essa foi a inspiração para a construção de uma ilha artificial de 4 milhões de m², onde fica uma mini cidade planejada, moradia dos ricos e milionários.
O espaço é mesmo uma atração. Quem chega a Doha de avião já avista a ilha em formato de colar de pérolas do alto. E o espaço foi todo planejado por temas. Um dos distritos (são 10 bairros no total), por exemplo, lembra Veneza, com direito a passeios de gôndola e tudo.
Além dos condomínios residenciais, o The Pearl conta também com centro empresarial, restaurantes, marina e praias públicas.
2. Compras no Souq Waqif
Se falamos de modernidade no tópico anterior, aqui a dica é de pura história. O Souq Waqif é um antigo mercado, o mais tradicional centro comercial de Doha.
Mas, diferentemente de outros mercados mundo afora, aqui dificilmente o turista é importunado pelos vendedores. O local é bastante limpo e moderno, apesar de ter mantido sua arquitetura original. Para quem gosta de conhecer a cultura e produtos locais, esse é um passeio imperdível.
Uma dica (que vale para quase todo passeio no Catar): se possível, visite o local logo pela manhã ou no final da tarde, quando o forte calor costuma dar uma trégua.
3. Museu de Arte Islâmica e Mia Park
O turista que tem dúvidas do que fazer em Doha não pode deixar de conhecer o Museu de Arte Islâmica, desenhado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, que também tem no currículo o Museu do Louvre, em Paris.
O prédio por si só já vale a visitação, com suas belas formas geométricas, mas as suas salas guardam verdadeiros tesouros: jóias, tapeçarias, porcelanas, pinturas e muito mais.
O Museu está pertinho de Souq Waqif, o que permite a visita no mesmo dia. Próximo também está o Mia Park, que fornece uma linda vista de Doha. O caminho entre o museu e o parque é fácil de percorrer, mas quem quiser pode usar gratuitamente carrinhos de golfe para fazer o trajeto, fugindo assim um pouco do calor.
4. Katara Cultural Village
Teatros, mesquitas, cafés, restaurantes, galerias de arte, shopping e praia. O Katara Cultural Village é um grande complexo em Doha inaugurado em 2010 para todos os gostos.
A Mesquita Katara e o Katara Plaza, um shopping a céu aberto com ar-condicionado e enormes esculturas feitas com cristal de Murano, da Itália, são algumas das atrações que chamam a atenção.
5. Corniche
O grande calçadão à beira mar de Doha é conhecido como Corniche. Ele liga o Museu Nacional do Catar, que acabamos de falar, até West Bay, área mais moderna conhecida pelos grandes prédios e que também deve fazer parte do roteiro dos turistas.
Nos 6 km de Corniche, além de caminhar pela orla, é possível parar para fazer um passeio de barco nas águas do Golfo Pérsico e aproveitar um dos vários restaurantes que vai encontrar no caminho.
6. Passeio no deserto
Essa é uma das atrações mais procuradas pelos turistas. E com certeza, durante a Copa do Mundo, você já viu ou ainda vai ver ver muita foto de torcedores passeando pelo deserto do Catar.
É possível fazer passeios rápidos pelo deserto, andando de camelo ou veículos 4×4, mas a experiência mais desejada é passar uma noite acampado nas tendas, um passeio oferecido por diferentes empresas locais.
A gente poderia colocar mais algumas atrações, mas vamos deixar só seis para atrair o Hexa, né? Supersticiosos, nós? Brincadeiras à parte, o Catar, apesar dos pesares, agora vai passar a ser um destino turístico para muitos que nem sequer cogitavam explorar o país.
Por aqui, incentivamos que cada um viva a experiência que sonha em ter. Agora bora torcer para a taça vir para o país mais vibrante, alegre e merecedor: o Brasil! #IntoTheOutdoors