MANAUS: conheça 10 curiosidades sobre a capital do Amazonas

Alô, alô, falamos diretamente de MANAUS, a capital do Amazonas e casa do nosso parceiro Jajá, que falamos aqui há algumas semanas sobre ter sido vice-campeão mundial de Wakeboard. A equipe da Project está por aqui trabalhando em um conteúdo iraaaado que vocês vão conferir em breve e uma coisa foi unanimidade: estamos todos APAIXONADOS por esse lugar.

Inspirados pela riqueza cultural de Manaus, chegamos à conclusão de que mais pessoas precisam conhecer melhor tudo o que este precioso cantinho do Brasil tem a oferecer. Por isso, separamos 10 curiosidades sobre a cidade para você também ficar por dentro do que tá perdendo, caso ainda não conheça aqui. Se liga:

1. A primeira universidade do Brasil foi fundada em Manaus

A primeira universidade do Brasil chamava-se Escola Universitária Livre de Manáos. A Escola Universitária começou com dez cursos agrupados em cinco faculdades: ciências jurídicas e sociais, medicina, ciências e letras, engenharia e militar. Ao longo dos anos, com o declínio da indústria da borracha e o consequente esvaziamento da economia da região, a Universidade, que era apoiada pelo governo estadual, por industriais e fazendeiros, deixou de receber recursos importantes. Foi desmembrada e fechada, na década de 20, para reabrir somente em 1962.

A UFAM conta hoje com 96 cursos de graduação, 31 de mestrado e oito de doutorado. São 25 mil alunos e 1,5 mil professores.

2. Manaus tem grande influência dos ingleses

Manaus e Inglaterra têm suas histórias interligadas pelo ciclo da borracha, que trouxe grande prosperidade e desenvolvimento para a cidade. Dentre as heranças deixadas em Manaus pelos ingleses, as que mais de destacam são: o Mercado Municipal, o Prédio da Alfândega, o Porto da cidade, também chamado de “Rodway”, o Bondinho – hoje desativado – e a implementação da luz elétrica. Oficialmente, Manaus foi a terceira cidade do Brasil a inaugurar serviços de bondes elétricos.O primeiro campeonato Amazonense de futebol foi realizado pelos ingleses em 1914. O time ganhador foi o Manaós Athletic Club formado apenas por ingleses. O jogo da Inglaterra em Manaus aconteceu exatamente 1 século depois da final deste campeonato.

3. Manaus tem o maior porto flutuante do mundo

Mais uma das heranças dos ingleses, o porto de Manaus pode operar tranquilamente com quatro navios simultaneamente em qualquer período do ano e mais três navios durante a cheia do Rio Negro. A necessidade de um porto flutuante acontece porque durante o ano, o Rio Negro passa pelo período da cheia e pelo período da vazante. Com o degelo nos Andes e a estação das chuvas na região Amazônica, o nível do rio sobe vários metros, alcançando sua máxima entre os meses de junho e julho. O pico coincide com o “verão amazônico”. O nível do rio baixa até meados de novembro, quando novamente inicia o ciclo da cheia.

4. Manaus tem uma calçada igual a do Rio de Janeiro

O nome da praça é Largo São Sebastião, o piso de pedras portuguesas formado de ondas pretas e brancas foi construído na época áurea da borracha e finalizada em 1901 – ou seja, é mais antigo que as famosas calçadas cariocas.

Nas redondezas do largo encontram-se importantes monumentos históricos. O Monumento de Abertura dos Portos fica bem no meio da praça e representa a decisão que contribuiu com o comércio da borracha. Ao lado direito, encontra-se a Igreja de São Sebastião, uma das mais lindas da cidade. Dominando a paisagem, o Teatro Amazonas o principal cartão postal de Manaus até hoje. Esta região é uma das mais importantes no cenário cultural da cidade.

5. Quase toda a população do Amazonas mora em Manaus

O estado do Amazonas é o maior do Brasil e também é maior que as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia somadas. Apesar de ser enorme, o Amazonas é pouquíssimo desenvolvido, o estado possui um dos mais baixos índices de densidade demográfica no país. Manaus tem cerca de 2 milhões de habitantes, enquanto a segunda cidade com mais habitantes do Amazonas, Parintins, tem 11 mil habitantes.

6. No verão chove todos os dias

Diferente da música de Elis, as águas de março não fecham o verão por aqui. Manaus recebe mais de 2.200mm de chuva por ano. A precipitação é mais elevada entre dezembro e maio, enquanto diminui significativamente entre Junho e Novembro. O mês de setembro é o mais quente do ano. É muito comum ouvir as pessoas dizendo por aí que em Manaus fazem seis meses de chuva e seis meses de sol. A verdade é que faz calor o ano inteiro, mas chove beeem também.

7. Manaus é a terceira capital MENOS arborizada do Brasil

Apesar de ser a capital do Amazonas, segundo o censo IBGE 2010, a cidade tem 25,1% de cobertura vegetal nas áreas urbanas. Quando se fala em Manaus, as pessoas imaginam uma cidade cheia de árvores, mas o que ocorre é exatamente o contrário. O estudo do IBGE surpreendeu ao divulgar os dados que demonstram que a cada quatro casas, apenas uma possui árvores no entorno.

8. É possível ir para o Caribe de carro saindo de Manaus

Para saber se alguém é de Manaus mesmo, basta perguntar se a pessoa já passou as férias em Margarita (ou em Fortaleza). Há alguns anos era uma prática bem comum ir pra Venezuela de carro, nossa moeda era relativamente mais forte que o Bolívar e a viagem dura cerca de dois dias (o trecho). Hoje, com a crise econômica e política na Venezuela, a ilha de Margarita tem sido deixada de lado pelos Manauaras.

9. Tomar café da manhã fora é parte da cultura local

Manaus é repleta de cafés da manhã, que funcionam durante a tarde também. Dia de domingo eles ficam completamente lotados e se você não chegar cedo, pode encarar até 1h de espera em filas. As coisas mais comuns de encontrar nos cafés são: x-caboquinho (pão com tucumã, queijo coalho e banana frita), bolo de macaxeira, tapiocas gigantes (sim, são para pelo menos 3 pessoas), paçoca, cuscuz, mingaus, banana frita, banana cozida, macaxeira cozida, cará, batata doce, pamonha, suco de cupuaçu, de graviola, taperebá… ufa! É muita coisa.

10. Manauaras (ou manauenses) são loucos por peixes

O Amazonense em geral ama peixe, e só os peixes da região, tá? Por serem de água doce, os peixes de lá tem um sabor muito diferente (e maravilhoso). Normalmente, os amazonenses não curtem peixe de água salgada. Os peixes mais queridos são o tambaqui e o pirarucu, também os mais caros.

E aí, que tal um mix de cultura, diversão e comida boa? Manaus tem muita coisa irada para oferecer e com certeza vale a visita – não é a toa que é um dos destinos turísticos mais conhecidos no exterior. Bora valorizar o que o Brasil tem de bom, galera!!! A gente tem sorte demais de viver em um país rico em tantos sentidos. Viva, Manaus!

*Agradecimento especial ao nosso Indiozinho do Wake por nos receber por aqui. #IntoTheOutdoors

Fonte: https://www.indavoula.com.br/curiosidades-sobre-manaus/

Project e Cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
×

Olá

Clique no nome do atendente para tirar suas dúvidas ou envie um email para:  [email protected]

×