A gente tenta fugir, mas é importante falarmos do que tem mudado tanto as nossas rotinas, sim. A pandemia causada pelo COVID-19 nos pede um pouco mais de recolhimento, empatia, calma e o principal: cuidado. Para ajudar em todos os itens, o Ministério da Saúde vem dando início a diversas campanhas de conscientização e orientações básicas, e, entre elas, o uso de máscaras de pano/ caseiras figura uma nota das boas.
Por que usar máscaras de pano?
Antes de tudo, precisamos ter consciência de que as máscaras cirúrgicas estão em falta e são ESSENCIAIS para os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus e outras tantas doenças. Ou seja, se há uma alternativa tão segura quanto e ainda mais prática e ecológica, que tal deixar as máscaras cirúrgicas para os nossos heróis de jaleco?
Além disso, segundo o documento publicado pelo Ministério da Saúde, citado acima, pesquisas apontam que a utilização de máscaras de pano impedem a disseminação de gotículas expelidas do nariz e ou da boca do usuário no ambiente em que ele se encontra, funcionando como uma barreira física que vem ajudando na mudança de comportamento da população e redução dos casos de coronavírus. Ainda assim, a máscara é uma medida ADICIONAL, e não suspende as demais orientações sobre distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização das mãos.
Para garantir a efetividade do produto, é importante que a máscara seja de camada dupla, e, conforme recomendação do Ministério da Saúde, os tecidos de saco de aspirador, cotton (composto de poliéster 55% e algodão 43%), algodão 100% (como tricoline) e fronhas de tecido antimicrobiano são os mais recomendados para esta finalidade, já que são os que têm maior capacidade de filtragem de partículas.
Quem deve usar?
Absolutamente todas as pessoas que precisam sair de casa e querem proteger a si e ao próximo. Não há contraindicações ou restrições quanto ao uso das máscaras de pano.
Como usar?
O uso da máscara de pano é estritamente INDIVIDUAL e é recomendado que dure apenas cerca de duas horas consecutivas – depois, é preciso trocá-la, e, por isso, é importante ter mais de uma opção em mãos. Se você notar umidade na que está usando, mesmo que seja por menos tempo do que o recomendado, é necessário fazer a troca também.
Coloque a máscara sempre que precisar sair de casa, a posicionando de modo que cubra totalmente a boca e as narinas. Encaixe os elásticos atrás das orelhas e mantenha-os o mais apertado que puder. Enquanto estiver com o produto no rosto, evite tocá-lo ou ajustá-lo na rua. Lembre-se de levar uma máscara extra e uma sacola para colocar a usada depois do tempo limite.
Em casa, remova a máscara pegando pelos elásticos, evitando trocar a parte da frente.
Como higienizar?
Lave as máscaras usadas em diluição de água e hipoclorito de sódio. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de hipoclorito de sódio para 50 partes de água. Por exemplo: 10 ml de hipoclorito de sódio para 500 ml de água potável. Deixe de molho por cerca de 30 minutos e depois lave com água e sabão neutro e passe com ferro quente. As máscaras da Project também podem ir para a máquina de lavar.
Depois da higienização correta, guarde suas máscaras em saquinhos plásticos separados e, ao menor sinal de deterioração, jogue fora.
E aí, bora CONTINUAR EM CASA e, se precisar muito sair, se proteger ainda mais? Seguimos juntos nessa. #IntoTheIndoors