França oferece recompensa para quem trocar carro por bike

Com o aquecimento global batendo forte na porta do planeta, a França resolveu ouvir o chamado e criar a Lei do Clima, que reúne diversas medidas para combater o problema e, entre elas, busca incentivar a população a usar meios de transporte sustentáveis. A partir de agora, os donos de carros antigos poderão receber do governo um bônus de até 1,5 euros (cerca de R $9,1 mil na cotação atual) para trocar o veículo por bicicletas elétricas.

Em atitude inédita, o país parece reconhecer que a solução não é tornar os carros mais verdes, mas simplesmente reduzir o número deles em circulação. Estudos já indicam que o foco em veículos elétricos pode estar, inclusive, atrasando a corrida contra as emissões de gases do efeito estufa e, consequentemente, contra as mudanças climáticas.

Com a pandemia, as bikes têm ganhado cada vez mais espaço como meio de transporte seguro, acessível e sustentável e a tendência já tem feito muitas cidades pelo mundo manter e ampliar mudanças para que as bicicletas sejam uma opção cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Em comunicado, a Assembleia Francesa deixou claro que as e-bikes e as bicicletas de carga devem ser apoiadas como substitutos de veículos, ainda que para isso as ruas do país e suas legislações tenham que passar por mudanças para se adaptar à nova realidade. Verdade seja dita: as indústrias de ciclismo da Europa estão liderando o mundo na mudança para a e-mobilidade. A gente reconhece e agradece pela iniciativa!

Bom, também é importante falar que priorizar as bicicletas é mais barato! Uma pesquisa feita no Reino Unido indicou que o custo de economizar 1 kg de CO2 (dióxido de carbono) por meio de esquemas para aumentar o uso de e-bikes é menos da metade do custo de subsídios existentes para veículos elétricos. Entendeu? Pega no bolso coletivo real.

Com a medida, a França também passou a caracterizar oficialmente o crime de ecocídio, além de proibir aluguel de casas sem isolamento térmico suficiente, a fim de reduzir gastos com aquecedores. O conjunto de ações adotadas pelo país deve provocar redução das emissões de carbono do país em 40% até 2030 com relação aos níveis de 1990, de acordo com pronunciamento do governo francês.


Já que bom exemplo se espalha pelo mundo, outros países também têm incentivado a troca de carro por bike. A Finlândia, por exemplo, já faz isso há um tempão e já financiou mais de 2.000 bicicletas elétricas. A Itália oferece um subsídio de 500 euros para a compra de bikes, e Lisboa, em Portugal, lançou um programa de apoio a quem quer comprar uma, incluindo até acessórios e reparos da magrela.

E aí, dá vontade, né @? A gente fica aqui só pensando quando vai ser, de fato, seguro pedalar em uma ciclofaixa pelo Brasil. Ao menos aqui, em SP, não temos as melhores condições para isso. Conta aí pra gente como é na sua cidade e se você é adepto da bike como meio de transporte. Fica aqui a nossa admiração e nosso MUITO OBRIGADO a quem faz a sua parte com essa e outras pequenas grandes mudanças que fazem toda a diferença no planeta. #IntoTheOutdoors

 

Fonte: https://gooutside.com.br

Project e Cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.