Para a Project e toda a comunidade que compartilha dos mesmos ideais que os nossos, todos os dias são da natureza, mas, hoje, dia 4/10, é celebrado no Brasil o dia oficial. Dizem por aí que a data foi especificamente estabelecida em 1930, inspirada no grande amor de São Francisco de Assis pelos animais, como uma forma de homenagear e ressignificar o aniversário de sua morte, que aconteceu em 1226.
A data convida a todos para agradecer à natureza por tudo o que ela nos proporciona, mas, mais do que isso, convida para uma reflexão, para lembrar que é dela que retiramos os recursos necessários para a nossa sobrevivência, tais como alimento e água. É ela quem garante nossos desenvolvimento econômico, fornecendo as matérias-primas necessárias para a construção de nossas obras, casas, máquinas, etc. A natureza é a base de tudo, de toda a vida do homem no planeta. Mas, falando em homem…
Apesar de reconhecermos a importância da natureza, a exploração exagerada e sem nenhum controle, coloca em risco a qualidade e a quantidade de recursos naturais disponíveis na Terra. A poluição, a contaminação e a extinção de espécies são apenas alguns dos exemplos dos impactos gerados pela ação do homem. Onde vamos parar?
Os impactos negativos que a humanidade, de modo geral, causa à natureza são muitos. Na maioria das vezes, nem nos damos conta de como nossas atitudes podem prejudicar o meio ambiente. A forma como descartamos o lixo, o tempo no banho e o uso frequente de carros são exemplos de como as atividades cotidianas podem afetar de maneira negativa a natureza.
Para te ajudar a tomar decisões mais conscientes e adotar hábitos mais amigáveis com o meio ambiente, separamos algumas dicas para você anotar aí e não esquecer quando o Dia da Natureza acabar e nem nunca mais:
1. Separar adequadamente o lixo:
selecionar o que pode ser reciclado ajuda a fazer com o que os materiais sejam recolhidos pela coleta seletiva. Caso o recurso não esteja disponível em sua cidade, é importante entregar em cooperativas ou postos de coleta. Isso vai te tomar pouco tempo e fazer uma diferença enorme para o meio ambiente, confia.
2. Não desperdiçar água e energia:
Evite banhos demorados, lavar a louça e escovar os dentes com a torneira aberta todo o tempo, chuveiro e torneiras pingando, lavar a calçada de casa e todas as outras formas de mandar a água ralo abaixo sem necessidade. Além disso, lembre-se de desligar os aparelhos eletrônicos quando não estão sendo usados (seu bolso também agradece).
3. Diminuir ou evitar o consumo excessivo de carne bovina:
Grandes criações de gado causam MUITOS danos ambientais, além de utilizar uma quantidade absurdamente enorme e desproporcional de água.
4. Optar por produtos orgânicos:
Além de terem uma produção mais responsável com o meio ambiente, eles ainda são livres de agrotóxicos, o que, de quebra, é muito melhor para a sua saúde e corpo.
5. Usar menos automóveis
Sempre que possível, tente não usar automóveis de combustíveis fósseis. Dê preferência para bikes, transporte público, caminhada ou, se precisar usar o carro, tente dividir com mais pessoas que farão o mesmo trajeto.
6. Não cooperar com o tráfico ilegal de espécies
JAMAIS, SOB HIPÓTESE ALGUMA, NUNQUINHA compre animais silvestres sem certificação do IBAMA. Sério.
7. Fortalecer comércios responsáveis com o meio ambiente
Observar e optar por comprar produtos de empresas que estão envolvidas com programas de responsabilidade socioambiental é uma virada de jogo que a gente ainda pode dar. Tente também diminuir o seu consumo de modo geral. Você não precisa de TANTO para viver.
Aproveite a simbologia do dia de hoje para colocar em prática algumas das dicas e tente torná-las um hábito, levando, assim, para toda a vida. Se todos fizerem a sua parte, deixaremos um planeta mais saudável para as futuras gerações. Vamos juntos?