Que estamos vivendo tempos complicados, o mundo todo já sabe. Isolamento, quarentena, medo, incertezas… motivos para nos sentirmos impotentes diante da pandemia que assola o planeta é o que não nos falta. Mas, a gente também merece um respiro – e notícia boa tem, por isso, reunimos algumas informações para nos trazer esperança e conforto neste momento.Ah, vale lembrar que estamos passando por uma fase, e que isso VAI passar se fizermos a nossa parte. Agora vamos aos (felizes!) fatos:
1. Remédio japonês tem sucesso contra o coronavírus em teste preliminar: cerca de 80 pessoas que receberam o medicamento, na China, tiveram melhora mais rápida em seus sintomas respiratórios e eliminaram o vírus de seu organismo em menos tempo.
2. Cientistas descobrem como o corpo combate o Covid-19: pesquisadores australianos identificaram quatro tipos de células do sistema imunológico que atuam na resposta à infecção pelo novo vírus. Isso deve ajudar diretamente no desenvolvimento de uma vacina.
3. Senhora chinesa de 103 anos foi curada: Zhang Guangfen ficou em tratamento por seis dias em Wuhan, na China, e se tornou a pessoa mais velha do mundo a se livrar do vírus.
4. EUA já começou a testar uma vacina: pesquisadores fabricaram moléculas de mRNA que têm a receita para a produção da proteína usada pelo parasita para se fixar nas células humanas. A ideia é fazer com que o organismo dos pacientes reaja como se tivesse sido invadido pelo vírus, produzindo, assim anticorpos. O uso real da vacina ainda está distante, mas é muito animador já ter o antídoto em vista.
5. Brasil está estudando uma vacina: o desenvolvimento está sendo feito por um grupo de cientistas, no laboratório do InCor, na USP.
6. Países conseguiram conter o contágio: algumas regiões da Ásia, como Taiwan, Japão de Coreia do Sul já reduziram consideravelmente a propagação do vírus.
7. Mais de 200 remédios estão sendo testados: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), centenas de medicamentos que já são usados para tratar outras doenças, como HIV, malária e ebola, estão sendo estudados como possíveis candidatos ao combate do Covid-19.
8. China brecou quase completamente a transmissão local: país passou três dias sem registrar novos casos por meio de transmissão local, e localizou apenas um, ontem.
9. Doação de sangue encheu estoques: números voltaram a subir após campanha nas redes sociais e imprensa, revelou a Fundação Pró-Sangue.
10. Brasil é invadido por onda de caridade: condomínios se enchem de recadinhos de esperança e ofertas de ajuda aos idosos, para que não precisem sair de casa.
Viu? Nem tudo é tão sombrio quanto parece. Graças à ciência e dedicação de milhares de cientistas e profissionais da saúde, estamos caminhando rumo ao combate do vírus e, consequentemente, o fim da pandemia. Que sejamos pacientes e resilientes, e confiemos no potencial dos nossos pesquisadores. Dias melhores estão por vir! #ficaemcasa #stayhome