Tá impossível falar de esportes de ação e aventura sem pensar no Rodrigo Barreto desde que ele entrou para o time da Project Crew, viu? Nascido em São Paulo, o fotógrafo e filmmaker viaja pelo Brasil criando conteúdo outdoor com maestria, apesar de ter caído no ramo quase sem querer.
A fotografia chegou em sua vida como descoberta, quando passava por um período longo de transição. Depois de largar um emprego em banco, onde esteve por seis anos, Rodrigo começou a resgatar coisas que eu havia deixado de lado e que gostava muito, como acampar, viajar e se aventurar. Arrasou!
No início de 2015, Rodrigo resolveu fazer um mochilão sozinho pela América do Sul por dois meses, e, então, comprou uma câmera compacta simples só para registrar toda a experiência da viagem. Foi aí que rolou o seu primeiro contato com a fotografia, de fato, e a paixão por conhecer e explorar novos lugares começou de verdade.
Após de pesquisar destinos nacionais no Google, ele escolheu a Chapada Dos Veadeiros para se jogar sozinho. Naquela época, estava rolando o encontro de culturas tradicionais e, no meio de tantas pessoas que se apresentaram ali em sua vida, rolou um convite para participar de um trekking: a Travessia das Sete Quedas.
Depois de fotografar tudo o que via na sua frente, Rodrigo foi abordado pela fotógrafa Beth Freitas, que pediu para dar uma olhada no seu conteúdo e fez um comentário que, potencialmente, mudou a vida dele: “você tem um olhar legal. Por que não se dedica a isso?”. Irado, né? Pessoas que incentivam pessoas são daora demais.
Como não podia ser diferente, Rodrigo voltou para SP e fez o que? Isso mesmo, é claro. Se matriculou em um curso de fotografia. Entre os aprendizados sobre eventos sociais, ensaios, marketing e etc, ele já sabia bem que queria mesmo fotografar a natureza, cultura, paisagens, fazer retratos de longa exposição e todos os efeitos que tornam uma foto outdoor incrível e marcante.
O estudo e a paixão levaram Rodrigo a viagens por todo o Brasil e, em 2017, finalmente se dedicar integralmente à fotografia. Ensaios, casamentos e eventos fizeram parte do seu histórico na profissão, é verdade, mas a oportunidade de clicar esportes radicais apareceu e ele soube agarrar. Corridas de rua, de montanha, de aventura, mountain bike, triathlons, rallies passaram a ser o seu principal portfólio.
Rodrigo atuou em eventos da Olympikus rodando o país, entrou para a equipe de fotógrafos que atendem os rallies da Mitsubishi, trabalhou com algumas outras grandes marca e, em 2020, durante a pandemia, ganhou um concurso fotográfico da Columbia Brasil. No último ano, ele ainda foi convidado para integrar a equipe que fotografou o Rally do Sertões, passando por seis estados nacionais em seis semanas. Fera, né?
Agora que você conhece o Rodrigo para além dos cliques IRADOS do Instagram, se você se identifica com a trajetória dele, não deixe de acompanhar suas próximas aventuras! Para dar uma força para esse profissional que soma demais no time da Project, lembre-se de usar o cupom RODRIGOBARRETOPHOTO em qualquer compra no nosso site. Cola lá no perfil dele, dá aquela moral, e já anota o código para não esquecer! #IntoTheOutdoors
Ah e de quebra é só usar o cupom RODRIGOBARRETOPHOTO para ajudar o Rodrigo em sua jornada!