Quem troca carro por bike ganha sorvete e cerveja de graça em Bolonha
Ok, a gente não deveria nem ganhar nada além de melhorar a saúde e ajudar o planeta para trocar o carro por uma opção mais sustentável. Mas, vai dizer que isso não torna a coisa mais atraente? Pensando nisso, a cidade de Bolonha, na Itália, lançou uma iniciativa para melhorar a qualidade do ar, saúde pública e, de quebra, o trânsito local.
Por lá, os moradores e turistas que optam por andar a pé, de bike ou de transporte público ganham sorvete, cerveja ou ingressos de cinema de graça, além de descontos em diversas lojas e serviços da cidade. E o melhor: o programa, intitulado como Bela Mossa, não recompensa pela distância percorrida, mas pela frequência com que a troca é feita.
Como funciona? Os interessados se inscrevem no programa e baixam um aplicativo para registrar as jornadas feitas, que se transformam em pontos. Apenas 4 viagens são computadas por dia. O produto que servirá como recompensa varia de acordo com a pontuação de cada inscrito.
Para evitar trapaças, um GPS no aplicativo monitora a distância das viagens e o meio de transporte escolhido. Além de tudo isso, para aumentar a satisfação do usuário, o app ainda mostra a quantidade de dióxido de carbono poupada na viagem ecológica.
O programa só funciona durante o verão europeu, e tem parceria fechada com mais de 100 comerciantes locais. Até o fim de 2018, a iniciativa já contava com mais de 10 mil participantes.