Aproveitando o conceito “Experimente Reinventar”, que a Project entrou agora, levantamos algumas questões por aqui: com que frequência você se pega reclamando da sua rotina e prometendo fazer diferente a partir da próxima segunda-feira? Com que frequência você admira os hábitos de outra pessoa e pensa que deveria adotá-los também? Calma, este é um post livre de julgamentos. Todos nós, na verdade, já passamos ou estamos passando por momentos como esses, que parecem pedir quase que verbalmente por mudanças.
Antes de tudo, a gente avisa: se você quer mesmo se reinventar, você precisa se comprometer com isso e, em seguida, tomar medidas para transformar essas mudanças em realidade – que, de preferência, sejam duradouras. Pega essas dicas, apoiadas por estudos científicos, que prometem te ajudar a dar os primeiros passos rumo à vida que você quer ter.
1. Aprenda uma nova habilidade
A ciência diz que 10 mil horas de prática não necessariamente fazem de você um especialista em alguma coisa. Na verdade, outros fatores quase certamente entram em jogo, como o bom senso e sua própria paixão pelo que está fazendo. Se você se comprometer a aprender algo novo e quiser se envolver com isso plenamente, certifique-se de que seja algo que goste, pelo menos até certo ponto.
2. Conheça novas pessoas
Se você busca um emprego novo, por exemplo, ampliar sua rede de contatos pode ser um atalho para conseguir uma entrevista naquele lugar que você tanto queria trabalhar. Além disso, trazer pessoas com novos hábitos, crenças e rotinas para dentro do seu convívio, pode te ensinar lições novas e preciosas que você vai querer levar com você por muito tempo.
3. Compre roupas novas
Você provavelmente já sabe que o que você veste afeta como os outros te veem, mas você sabia que isso também afeta o modo como você trabalha? Estudos indicam que suas roupas podem impactar o número de erros cometidos durante o dia na labuta. No geral, isso definitivamente tem alguma parcela de culpa no sucesso de sua carreira, por isso, esteja consciente das roupas que escolher.
4. Faça trabalho voluntário
Além de fazer o bem a troco de nada, essa ação também aumenta sua autoconfiança e libera hormônios que reduzem os níveis de estresse, indicam estudos. Praticar trabalho voluntário pode te proporcionar uma sensação de bem-estar que, certamente, vai impactar na sua forma de lidar com problemas e pessoas ao seu redor – além de te ajudar a enxergar a si mesmo com mais gentileza.
5. Considere uma mudança de carreira
Se você estiver no mesmo emprego por um tempo, talvez seja hora de mudar. Estudos recentes revelam que aqueles que fazem uma mudança dramática no meio da carreira recebem um impulso de energia que pode ajudá-los a seguir em frente.
No entanto, você não tem que estar no meio da vida para fazer essa mudança. A transição de emprego que você faz agora pode ser apenas o que vai ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais no momento em que realmente chegar à meia-idade. E, se você já está em seus últimos anos de carreira, uma mudança pode ser tão revigorante para você quanto para qualquer um que esteja apenas começando.
6. Experimente uma nova ferramenta de produtividade
O que funciona para o seu amigo, pode não funcionar tão bem para você. Com tantos aplicativos e gurus de produtividade no mercado, é fácil cair em promessas fáceis e escolher o errado. Algumas pessoas podem se organizar melhor com a boa e velha agenda de papel e algumas canetas coloridas, outras com uma planilha hiper-elaborada no Excel. Descubra o que funciona melhor para você e se comprometa a usar todos os dias.
7. Tome conta da sua saúde
Conforme a vida fica agitada, pode ser fácil cair em maus hábitos. Se você está pegando fast food para almoçar ou comendo porcarias enquanto trabalha até tarde, você pode estar prejudicando sua saúde sem nem se dar conta.
Substitua besteiras por lanches saudáveis, escolha uma salada ou uma refeição mais leve para o almoço e você provavelmente logo encontrará seus níveis de energia e aumento de foco. A prática diária de um exercício físico também pode ser uma aliada incrível para encontrar mais disposição, criatividade e alegria para o dia a dia.
8. Medite
Muitas pessoas pensam na meditação como algo que proporciona alívio temporário do estresse, mas a ciência revelou que pode fazer mudanças reais e definitivas no cérebro. A prática mudará gradualmente a maneira como você lida com conflitos, estresses diários e outros desafios que surgem no decorrer do dia. Você pode acabar descobrindo que, uma coisa que já te distraiu ou desencorajou com frequência, agora nem passa pela sua cabeça.
9. Separe um tempo para se divertir
O recreio dá às crianças uma folga do estresse de aprender e estudar, certo? Esse mesmo conceito poderia se traduzir em idade adulta. Especialistas recomendam encontrar uma atividade que você ama e inserir essa “diversão” em sua programação semanal. Mesmo que você já goste de sua carreira e rotina, essa atividade paralela certamente fará de você uma pessoa mais feliz e saudável em geral. Lembre-se que ninguém precisa ser produtivo o tempo todo.
10. Para de se comparar aos outros
Você pode ter notado que tende a gastar mais tempo se comparando e invejando, ainda que inconscientemente, aos outros do que deveria. Estudos ligam a inveja à genética, mas também tem muito a ver com suas próprias escolhas.Aprenda que seus próprios pensamentos são responsáveis por criar esses sentimentos e encontre formas mais produtivas de pensar. Desafiar e controlar os pensamentos pode parecer como montar um touro no começo, mas é algo que você pode melhorar com o tempo e dominar por completo, eventualmente.
11. Identifique com o que você gasta o seu tempo
A tecnologia oferece coisas sensacionais mas também nos tira o foco de muita coisa que importa, né? WhatsApp bombando a todo momento, notificação do Instagram, e-mail apitando a cada nova mensagem, Google Calendar mandando lembrete do compromisso de amanhã. É fácil se perder no meio de tanta informação. Identifique como você está gastando o seu tempo e responda à pergunta: isso faz bem ou prejudica o meu dia a dia? Tome consciência e comece a remanejar o tempo gasto com coisas superficiais.
12. Verbalize sua mudança
Não importa qual seja o seu objetivo, uma vez que você tenha declarado publicamente, suas chances de sucesso melhoram dramaticamente. Informe outras pessoas sobre o “novo você” e, se possível, encontre um parceiro de responsabilidade que o ajudará a permanecer no caminho certo.
Não tenha pressa em se reinventar. Ninguém muda completamente da noite para o dia. Na verdade, a maioria das pessoas não conseguiria fazer isso mesmo se tentassem. Trazer mudanças significativas para a vida requer dedicação, tempo e CONSTÂNCIA.
Antes de tudo, identifique o que você gostaria de mudar em você ou na sua vida e comece a dar pequenos passos para que isso aconteça. Você vai ver que não demora muito para começar a ver melhorias em sua vida pessoal e profissional, além daquela sensação impagável de: eu consegui. #IntoTheOutdoors #ExperimenteReinventar