Em mais uma de suas tradicionais listas anuais, a ONU finalmente revelou o ranking que nomeia os países mais felizes do mundo em 2023. Para definir o vencedor, a organização recebe feedbacks dos habitantes locais, além de analisar fatores como expectativa de vida, apoio social, generosidade, liberdade, níveis de corrupção e PIB per capita.
Pelo sexto ano consecutivo, a primeira posição foi ocupada pela Finlândia. Considerando todos os pontos analisados no relatório, a nação nórdica alcançou uma pontuação alta em TODOS os itens, sendo, basicamente, imbatível no quesito felicidade. Apesar dos looongos invernos, o país oferece assistência médica universal, baixas taxas de pobreza e perspectiva geralmente ensolarada.
Dois outros países nórdicos, Dinamarca e Islândia, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na lista deste ano – a mesmíssima classificação que receberam na publicação do ano passado. O curioso do top 10 é que oito das nações mais felizes do mundo estão localizadas na Europa.
“Cadê a América Latina aí?”, você pode estar se perguntando. O país que alcançou a melhor posição no ranking foi a Costa Rica, que garantiu o 23º lugar. Segundo o relatório da ONU, os países latino-americanos têm avaliações médias de vida significativamente mais altas – em torno de 0,5 na escala de 0 a 10 – do que o previsto pelo modelo, devido a uma série de fatores como características únicas da família e vida social.
Em contrapartida, os países da Ásia Oriental têm avaliações médias de vida abaixo das previsões, em função das “diferenças culturais na maneira como as pessoas pensam e relatam a qualidade de suas vidas”. As duas últimas posições da lista foram ocupadas por Líbano e Afeganistão.
O Brasil caiu 11 posições neste ano, indo do 38º lugar para o 49º. Na primeira edição do ranking, publicada em 2012, o país era o 25º colocado, e chegou até a alcançar o 17º posto, em 2016. De lá pra cá, no entanto, nossa terra amada começou a cair.
Apesar da mais recente queda, o Brasil segue à frente da Argentina, que se encontra na 52ª posição. Entre os países da América do Sul mais felizes que o Brasil, estão Uruguai e Chile.
Confira a lista do top 10:1. Finlândia
2. Dinamarca
3. Islândia
4. Israel
5. Holanda
6. Suécia
7. Noruega
8. Suíça
9. Luxemburgo
10. Nova Zelândia
E aí, você conhece algum destes destinos? Se não, agora deu vontade? Por aqui, rolou uma curiosidade pra checar de perto o que faz da Finlândia um país tão feliz – sendo que eles nem têm mesa de plástico com cerveja de 600ml gelada ou carnaval. #IntoTheOutdoors
Fonte: https://gooutside.com.br/