Foi-se o tempo em que trabalhar 10 horas por dia era sinônimo de sucesso. Hoje, o tempo é finalmente visto como uma das moedas mais preciosas e dizemos mais: não é passível de troca. Com a pandemia, então, isso ficou ainda mais claro para, basicamente, todo o mundo. O trabalho de casa passou a se tornar mais comum e a pauta do equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tem entrado cada vez mais em jogo.
Pensando nisso, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elaborou um ranking com base no número médio de horas de trabalho em 38 países. Os dados foram os mais recentes, colhidos em 2020.
Os motivos para as diferentes médias de turnos trabalhados semanalmente, de país para país, são muitos. Seja devido a diferentes culturas de trabalho, direitos trabalhistas ou salários mais altos, o ponto é que alguns países já têm, na prática, o equilíbrio mais definido entre o profissional e o pessoal.
No topo da lista está a Holanda. Por lá, a população trabalha em média 29,5 horas por semana. Em segundo lugar, vem a Dinamarca, com uma média de 32,5 horas semanais de trabalho e, na sequência, a Noruega, com 33,6. Ao que parece, os países do norte da Europa são os melhores para trabalhar menos e ter mais tempo para o lado pessoal. E olha que ainda não entramos no mérito do salário mínimo e do custo médio de vida da galera, hein?
O número médio de horas trabalhadas em todos os países listados pelo ranking da OCDE foi de 27 horas. No extremo ponto baixo da lista, está a Colômbia que, junto ao Chile, foram os únicos países sul-americanos entre os 38 analisados pela organização. A média de trabalho semanal dos colombianos é de 47,6 horas.
Confira os 10 primeiros colocados da lista:
- Holanda, 29,5 horas
- Dinamarca, 32,5 horas
- Noruega, 33,6 horas
- Suíça, 34,6 horas
- Áustria, 35,5 horas
- Bélgica, 35,5 horas
- Itália, 35,5 horas
- Irlanda, 35,6 horas
- Suécia, 36 horas
- Finlândia, 36,3 horas
E aí, qual a sua opinião sobre o equilíbrio entre jornada de trabalho e vida pessoal? Você é mais do tipo workaholic ou do tipo que prefere ter mais tempo? Por aqui, somos fiéis defensores de cada um fazer o que acha melhor para si e se sente feliz, mas também publicamente defensores de um estilo de vida que te proporcione momentos lá fora, em contato com a natureza. Dizem que não dá para ter tudo, mas daí vem uns países e nos mostram que dá para pelo menos chegar perto disso, né? #IntoTheOutdoors