Ecoturismo em Brotas: o que você não pode perder

Se você é de São Paulo e busca um rolê cheio de natureza por perto, ou é de outro estado e quer planejar uma viagem que vale a pena, a nossa dica de ouro é Brotas, no interior da capital. Lá, você vai encontrar dezenas de cachoeiras, rafting no Rio Jacaré Pepira, tirolesa, trilhas, cavalgadas, céu estrelado e, claro, milhares de animais selvagens pelo caminho. Ou seja: tem atividades para todos os gostos e idades – e até para o seu pet.

Se você é da aventura, as atividades no Rio são diversas:

– Duck: descida semelhante ao rafting, mas com um bote menor e mais ágil, onde o trajeto é feito por apenas uma pessoa acompanhada pelo instrutor. Dura aproximadamente três horas, ida e volta.
– Rafting: modalidade coletiva da canoagem, em botes infláveis que comportam até sete pessoas + o instrutor. O percurso de 8 km é acompanhado por canoístas experientes para fins de segurança e é feito em até três horas, ida e volta.
– Boia Cross: descida nas corredeiras do Rio em uma boia individual, acompanhada de instrutores, famílias e amigos. Dura aproximadamente 40 minutos, ida e volta.
– KR: bote inflável menor, mais leve e ágil, que acomoda até três pessoas + um condutor. No KR, você curte as ondas do mesmo trecho do Rafting, só que bem pertinho da água. Sempre tem aquele momento em que o KR parece que vai virar, vai virar e… Ufa, não vira. O rolê também tem duração aproximada de três horas, ida e volta.
Rafting Noturno: igual ao matutino, porém só acontece em noites de lua cheia. Mesma previsão de duração.
– Mini Rafting: passeio feito no Alto Jacaré, sendo um trecho de águas calmas do Rio. Ideal para crianças e idosos. O bote comporta até sete pessoas + o instrutor, e o percurso dura aproximadamente uma hora, ida e volta.
– Rafting PET: realizado no Alto Jacaré, o mesmo trecho do Mini Rafting. Nessa modalidade você aproveita todo o caminho com o seu Aumigo, seu filhote de 04 patas. Dura cerca de uma hora, ida e volta.


Agora, se o seu negócio é altura, tem aventura também:

-Sky Bike: diferente da tirolesa, a sky bike permite que você pedale no seu ritmo, curtindo a paisagem e até fazendo pausas durante o percurso para observar a Cachoeira Santa Eulália lá de cima. Duração de aproximadamente 1 hora ou 1:30 hora, ida e volta.
– Circuito Vertical 7 Quedas: Percurso acrobático aéreo na copa das árvores com 11 obstáculos, que chegam a 12 metros de altura, + duas tirolesas de 250 e 200 metros de extensão, chegando a aproximadamente 50 metros de altura. Após uma rápida caminhada pela mata, inicia-se um rapel na cachoeira dos Coqueiros com 18 metros de altura. Dura cerca de 2:30 horas.
– Queda Livre: a atividade é tipo um bungee jump, onde você salta de uma plataforma no meio do vale, a 60 metros do solo, para curtir um pulo de 25 metros em queda livre totalmente vertical. Duração aproximada de 1 hora, ida e volta.
– Tirolesa Noturna: experiência que só acontece em noites de lua cheia, onde três trechos a 110 metros de altura somam 1.600 metros de extensão. Dura cerca de três horas, ida e volta.
– Tirolesa + Trecho Para Cachoeira: mesma experiência da tirolesa noturna, porém feita durante o dia. Após o trecho no ar, você realiza uma trilha de apenas cinco minutos e se depara com a cachoeira Santo Antônio, uma queda de 45 metros e um dos visuais locais mais bonitos. Duração aproximada de três horas, ida e volta.

Quer curtir o dia ao ar livre com mais calma e menos aventura? Tá cheio de opções também. Se liga:

– Cavalgadas: rolê para toda a família, podendo passar pela Fazenda Três Quedas, em um passeio de 40 minutos; ou no Recanto das Cachoeiras, que leva você para o meio da floresta, depois cruzar o rio Jacaré Pepira e, por fim, dar uma paradinha na cachoeira das Lebres. A segunda opção pode durar entre 2 ou 2:30 horas.
– Buggy: este é um passeio contemplativo, onde seu primeiro atrativo é na represa do Patrimônio (Rio Jacaré Pepira), passando pela barragem com parada para fotos, depois por da ponte da Cachoeira Cassorova, onde é feita mais uma parada, seguindo para o Morro do Fogão e a última parada é feita no Mirante da Serra de São Pedro, com decks perfeitos para umas fotos iradas. Nesta atividade o instrutor quem pilota o veículo, por cerca de 1 ou 1:30 hora.
– Circuito Vertical 7 Quedas: Percurso acrobático aéreo na copa das árvores com 11 obstáculos que chegam a 12 metros de altura + duas tirolesas de 250 e 200 metros de extensão chegando a cerca de 50 metros de altura. Após uma rápida caminhada pela mata, inicia-se um rapel na cachoeira dos Coqueiros com 18 metros de altura. Duração aproximada de 2:30 horas.

Para encerrar o dia, concordamos que é obrigatório dar uma relaxada olhando o céu estrelado do interior, né? Para isso, você pode curtir o Planetário do CEU – Centro de Estudos do Universo. As opções de roteiros são as seguintes:

Roteiro sessão planetário – observação das principais estrelas e constelações, planetas visíveis a olho nu, Via Láctea e mitologia. Também é realizada uma viagem imaginária por alguns dos mais belos astros da nossa galáxia.
– Roteiro sessão observatório: Principais astros visíveis da noite são mostrados através de telescópios robotizados. Em caso de mau tempo, esta é substituída pela sessão multimídia. Os participantes recebem um passaporte para retorno sem custo adicional.

E aí, deu vontade de fazer as malas e partir para Brotas ou não? Para fazer qualquer uma das atividades citadas acima, você pode entrar em contato com a Brotas Ecoação e garantir seu espaço e de toda a família. A gente promete que vale muito a pena. #IntoTheOutdoors

Fonte: www.ecoacao.com.br

Project e Cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.