A gente sabe e a gente também sente: dá muita preguiça correr nos dias frios do inverno! Seja em ambiente fechado ou aberto, o desconforto causado pelo ar gelado faz com que a gente vá adiando, adiando e quando vê, o dia já acabou e não corremos. Mas, a gente te conta o que ninguém nunca te contou.
A verdade é que temperaturas mais amenas favorecem o desempenho da prática! Sim, correr no inverno pode melhorar o seu desempenho físico. Por essa a gente não esperava, né? Segundo a revista Exame, estudos sobre a liberação do hormônio irisina, que ajuda no processo de emagrecimento, têm sido elaborados para comprovar se a substância seria liberada com a combinação de exercício e exposição ao frio. Combinando o gasto calórico extra e mais as calorias gastas em uma corrida, podemos dizer que ela emagrece mais no frio, principalmente se for feita ao ar livre.
Além de aumentar a energia e disposição, correr no frio também aumenta a imunidade do corpo e fortalece o sistema respiratório – isso porque a prática fortalece a musculatura do tórax e das pernas e isso melhora o condicionamento cardiorrespiratório, ao mesmo tempo que minimiza a sensação de falta de ar decorrentes de doenças características do inverno.
Dicas e cuidados para continuar correndo no frio
– Escolha horários mais quentes durante o dia para correr, como a hora do almoço;
– Inicie a atividade com roupas mais quentes e tire as peças conforme o corpo for aquecendo;
– Beba água, pois apesar da menor quantidade de suor aparente e a pouca sede, o corpo desidrata e devemos evitar qualquer contratempo devido à perda de água;
– Alimente-se corretamente e de maneira equilibrada, assim você evitará uma queda da imunidade;
– Trace objetivos para serem alcançados com a corrida (provas, superações de tempos, aumento de quilometragem) e, assim, você se sentirá estimulado a permanecer nos treinos e manterá a regularidade também durante o inverno.
E aí, bora mexer o corpo independente da temperatura lá fora? Lembre-se que o seu corpo não sabe se está frio ou calor, ele só sabe que deve responder aos estímulos pelo qual é exposto, então escolha-os com sabedoria! #IntoTheOutdoors
Fonte: https://www.agazeta.com.br