Ultimamente, na internet, só se fala disso: um dos paraquedistas mais respeitados e conhecido mundialmente desafiou a gravidade para semear o coração da Amazônia com mais de 100 milhões de sementes nativas da região. O desafio de Luigi Cani foi televisionado no último domingo, no quadro “CANI NAS ALTURAS”, no programa Domingão, comandado por Luciano Huck, na Globo.
O projeto visa ajudar na recuperação do meio ambiente, reagindo aos impactos sofridos nos últimos tempos. Para atingir o objetivo, Cani teve que alcançar e abrir em queda livre uma caixa biodegradável contendo 300 kg de sementes, de 27 espécies de árvores nativas. Esse feito inédito, nessas condições, foram o respiro de uma experiência nova para o atleta 11 vezes recordista mundial.
Cani explica que “quando liberadas estrategicamente pelo ar, essas sementes pousarão precisamente em uma região desmatada no coração da Amazônia. A partir daí, elas não mais precisarão de intervenções humanas, os ventos de camada, os ventos de solo, a chuva e o sol completam a missão”, e ainda garante que o índice germinativo é superior a 95%.
Segundo o paraquedista, foram 12 dias intensos e consecutivos de trabalho para realizar a missão. O projeto, que surgiu com o propósito de ajudar na restauração e preservação do meio ambiente, conseguiu coletar o total de 106 milhões de sementes para serem semeadas, pelo ar, na região amazônica. Cani diz que este será um aprendizado que vai inspirar gerações, e a gente só concorda intensamente.
No início, no entanto, Cani realizou dois saltos-teste com o compartimento contendo arroz, que deram errado. O lançamento obteve êxito somente no terceiro pulo e as sementes foram despejadas do ar numa velocidade de aproximadamente 170 km/h. Haja resiliência, né? A gente tá tremendo só de pensar.
Como você pode imaginar, essa missão gerou imagens de tirar o fôlego e, olha só que coisa boa: quem estava lá para registrar tudinho e transformar em um vídeo lindo e sensível, foi o nosso parceiro João Stutz! Imagina o nosso orgulho de ter alguém assim na equipe? Mandou bem, João.
Ao Luigi Cani, aos seus parceiros, ao Domingão, ao João, nossos agradecimentos! O planeta precisa de mais ações assim. #IntoTheOutdoors