Parque Nacional de Ilha Grande vai ganhar uma nova trilha (irada!)

Alô, aventureiros deste Brasil! Uma nova trilha está sendo demarcada no Parque Nacional de Ilha Grande, na bacia do rio Paraná, que fica bem na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. O novo caminho será o maior da unidade de conservação, se estendendo por mais de 17 km. A criação da trilha, segundo o IMCBio (responsável pelo trajeto), é de “criar mais um atrativo para caminhantes, observadores de aves e cicloturistas”, resumindo: nós!

 

Batizada como Trilha da Ilha Grande, o caminho vai passar pela antiga estrada da balsa, que fazia a travessia pelo rio Paraná, ligando os estados vizinhos e, no futuro, vai entrar para a lista de trilhas de longo curso do ICMBio. Com o fim da demarcação, os próximos passos serão a abertura da trilha, a sinalização, e, por fim, um evento experimental com ciclistas da região.

A primeira expedição para demarcar o início da abertura da trilha aconteceu em julho. A galera do parque nacional percorreu 10 km a pé, em meio à mata, identificando as espécies encontradas no caminho para ter controle sobre os impactos ambientais, além de informar os visitantes sobre a flora local. Quem queria ter feito parte desse rolê? Por aqui nós queríamos! Falou em andar no mato e a gente já tá pronto mesmo.

Além da flora abundante, a equipe ainda encontrou ao longo da trilha alguns exemplares da fauna como uma jibóia e um jacaré-do-papo-amarelo (hora de repensar a presença nesse role, talvez?). Também foram identificados rastros de onça, lontra, jaguatirica e antas. Um ponto interessante no caminho é o marco do trópico de capricórnio, que identifica o paralelo situado ao sul do equador terrestre.

Nenhuma previsão de abertura foi divulgada, ainda. Mas, que tal já ir se planejando para conhecer um pico novo do Brasil? Os prevenidos vão mais longe! #IntoTheOutdoors

Fonte: www.gooutside.com.br

×

Olá

Clique no nome do atendente para tirar suas dúvidas ou envie um email para:  [email protected]

×