Museu da Natureza é aberto em parque do Piauí

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piuaí, ganhou um atrativo extra bem do interessante: o Museu da Natureza. O complexo cultural mergulha na história natural do planeta Terra, desde o surgimento da vida até os dias atuais, em uma estrutura arquitetônica em formato de caracol. Irado, né?

O espaço conta com exposições de fósseis encontrados na região, que abriga a maior concentração de sítios pré-históricos do país, divididas em 12 salas. Lá, os visitantes podem conhecer todos o processo de surgimento do universo, da caatinga, de animais gigantes e da vegetação local. Além disso, é possível fazer um passeio virtual pela topografia do parque, que conta com cânions, boqueirões e cavernas. A experiência pode ser feita com óculos 3D, simulando um voo de asa delta.

Entre as tantas salas, a visita ainda proporciona a experiência de ver a vegetação, mata Atlântica, floresta Amazônia, toda fauna e flora que existiam no local há cerca de 10 mil anos. A mostra provoca reflexão sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre o planeta e, especialmente, sobre as florestas brasileiras. Para os que mal conseguem mensurar, o museu, talvez, possa ilustrar o tamanho do estrago que o ser humano está provocando na natureza de modo geral.

Abrigando pinturas rupestres feitas pelo homem há mais de 50 mil anos (a mais antiga que se tem notícia no continente americano), o museu está localizado dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara e as visitas são abertas ao público, com entrada inteira a R$ 30 e meia a R$ 15.

Deixe uma resposta