Dicas Project – Como cuidar do seu equipamento?

Ah, o verão! Praticar esportes ao ar livre é bom em qualquer ocasião e época do ano, mas o verão tem aquela vibe gostosa que não dá vontade de se enfiar em nenhum lugar com parede. Mas, você sabia que os raios solares podem ser extremamente prejudiciais aos equipamentos esportivos? Pensando nisso, separamos algumas dicas e informações para evitar que o verão faça mal aos seus produtos, te ajudando, assim a conservar tudo bonitinho para ser muito bem usado também no inverno, primavera e outono que vem aí.

Prancha de surf: é muito comum sair do mar e deixar a prancha largadona na areia e exposta aos raios solares. O problema é que as pranchas, normalmente, são feitas a partir de um bloco de poliuretano, com processo de laminação para criar resistência e impermeabilidade. E daí? É que o calor pode causar bolhas no revestimento, além de deformar a prancha e deixá-la com cor amarelada.

O ideal é lavar sua parceira de ondas com uma bela ducha de água doce para evitar a degradação precoce, depois procurar uma sombrinha de abrigo. Também pode ser útil (para transporte, armazenamento e cuidados no sol), usar uma capa para pranchas, que reveste por completo o material e evita o contato direto com os raios solares.

Bicicleta: tudo bem, muita gente acaba a pedalada do fim de semana e encosta a magrela na parede de casa nos dias da semana sem nem dar um talento nela. Acontece que o verão conta com pancadas de chuva com MUITA frequência. Por mais que as bikes modernas tenham uma boa selagem, nas partes que se movimentam é comum haver infiltração de água e sujeira, o que prejudica seu funcionamento e desempenho.

É importante (para não dizer essencial), que depois de pegar uma chuva, dar um role por um terreno com areia ou lama ou até mesmo deixar a magrela exposta à maresia, as correntes, coroas, cassete e câmbios devem passar por uma limpeza e lubrificação. Isso é o que, de fato, aumenta a vida útil das peças.

Que tal depois de um passeio no asfalto secar a bike com um pano e passar lubrificante de spay nos câmbios e líquido na corrente? Se a pedalada for na terra, uma opção é lavar a transmissão com desengraxante e o resto da bicicleta com detergente, secando-a e lubrificando-a na sequência.

Barraca: montar a barraca em um terreno inclinado, sobre pedras, galhos ou raízes pode não só ser incômodo para dormir, mas também pode acabar com a sua barraca! O local errado pode provocar furos no piso e teto da sua “casinha”, além de causar a perda de selamento, danificar as costuras e prejudicar a impermeabilização do tecido. Guardar a barraca suja e úmida também pode ser um grande erro! Isso porque deixá-la assim em um armário pode causar mofos.

Em sua próxima aventura, considere levar também uma cobertura impermeável, como gazebo ou apenas um pedaço de lona, para colocar sobre a barraca. Isso não só pode ser útil contra a chuva, mas também contra os raios ultravioletas (e o calor do verão). Ao voltar para a casa, vença a preguiça e lave sua barraca com água e sabão por dentro e fora, e a coloque montada para secar no sol.

Caiaque: você sabe qual os erros mais comum praticado pelos adeptos do caiaque? transportá-lo de qualquer jeito e deixá-lo no sol durante horas. Carregar o produto por aí sem os devidos cuidados, pode provocar quedas e rachaduras desnecessárias, que impactam diretamente na performance do caiaque. Já a exposição excessiva ao sol é péssimo para as tampas de neoprene e cabos elásticos, que se deterioram com o sal.

Dica: sempre que possível, quando for descansar das remadas, deixe o caiaque em uma área ventilada e na sombra. Depois de uma session no mar, não deixe de lavá-lo com água doce para retirar o sal. Quando for transportá-lo em uma viagem, atente-se em amarrá-lo com cuidado e de modo firme, para evitar que batidas danifiquem o exterior.

E claro, quando for correr, fazer trilha ou só passar um longo tempo exposto ao sol, lembre-se de levar contigo um kit verão: protetor solar, chapéu na cabeça e água fresca. Para isso, escolha uma mochila confortável e que proteja seus pertences no caso (quase garantido) de cair aquela chuva típica do verão. Coincidentemente (será?), temos a mochila estanque! ;-) Perfeita para a sua aventura outdoor, não importa onde esteja.

Viva o mundo lá fora com consciência, cuidado e paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5% OFF
vishhh
5% OFF
Uhh Quase
10% OFF
10% OFF
Que pena
20% OFF
10% OFF
50% OFF
5% OFF
Por pouco
Gire a Roda da Fortuna e GANHE DESCONTOS!
Insira seu E-mail para girar a Roda. É sua chance de ganhar descontos de até 50%!
Regras da Casa:
  • Uma tentativa por usuário.