Corrida no verão: dicas para combater o calor e se manter protegido

Passadas as comemorações de fim de ano, o corpo, a mente e até o próprio trabalho nos imploram pela ordem na vida. Já que chegou a hora de encarar novamente a rotina, é o momento, também, de voltar a praticar os exercícios físicos que talvez você tenha deixado de lado desde o Natal, ou, ainda, começar a colocar em prática as promessas e metas para 2021, que podem incluir a prática de algum esporte.

Bom, se a corrida for a sua praia, ou você pretende que comece a ser, você deve estar enfrentando um desafio: o calor. Em pleno janeiro, verãozão, muita gente de home office em lugares quentes, fica até difícil pensar em colocar o tênis e ir para debaixo do sol remexer o corpitcho, né? A gente sabe, a gente também sente. E, por isso, separamos 8 valiosas dicas para ajudar a combater o calor e se manter protegido nas corridinhas durante esse período. Porque como dizia a musa Beth Carvalho, meus bons aventureiros, “o show tem que continuar”.

 

  1. Fuja do sol mais forte do dia
    Parece óbvio, mas muita gente deixa para correr quando tá com mais disposição e isso pode ser entre as horas menos indicadas para isso (entre 9h e 16h). Procure sair para a sua prática beeem cedo pela manhã (o que ainda ajuda no seu humor), ou no fim de tarde, comecinho da noite. Se você tem algum compromisso durante estes horários e não pode escapar do treino, opte pela esteira. Assim, você consegue correr com intensidade e sem se expor aos riscos do sol.

    2. Hidrate-se adequadamente

Com as temperaturas mais altas, é importante aumentar a ingestão de líquidos. Antes de correr, tente beber ao menos 225 ml de água ou bebida esportiva a cada hora. Considere levar uma garrafinha com você durante a prática ou escolha uma rota em que você tenha um ou mais pontos de hidratação no caminho. Lembre-se de continuar bebendo muito líquido depois da corrida para repor tudo o que foi eliminado no suor.

 

  1. Corra perto da água

Se puder escolher, opte por correr perto de rios, lagos e oceanos, que criam condições mais frescas e agradáveis. O plus aqui é: dependendo do lugar, você ainda pode dar um mergulho quando acabar de se exercitar! Se tem jeito melhor de começar o dia, a gente nunca nem ouviu falar.

 

  1. Fuja do asfalto

O asfalto retém calor e irradia de volta para cima, o que aumenta a sensação de mormaço e torna sua vida um pouco mais difícil. Se puder escolher, opte por correr nas sombras de parques ou em trilhas com coberturas de árvores, ou mesmo no gramado de algum lugar que seja permitido.

 

  1. Use roupas claras e mais larguinhas

A gente tá cansado de saber que roupas escuras absorvem os raios do sol, mas é cada esquecida que a gente dá quando vai treinar, né? Bom, lembre-se disso na sua próxima prática e escolha opções mais claras, que refletem os raios. Além disso, evite as roupas mais justas, uma vez que elas não permitem que o vento “passe” por partes do seu corpo. Tente ao máximo trocar tecidos de algodão, que absorve o suor e pode ficar encharcado e quente, pelos sintéticos.

 

  1. “Use filtro solar” – Bial, Pedro

Tá aí uma dica preciosa, que o Bialzão da massa eternizou por meio da sua voz. O protetor solar não vai apenas te proteger dos raios UV, mas uma camada do produto também vai manter sua pele e corpo com temperatura um pouco mais baixa. Escolha um FPS 30 pra cima, e abuse do uso principalmente no rosto, e também nos dias nublados.

 

  1. Escolha o equipamento certo para a cabeça

Não é aconselhável sair para correr com o rosto totalmente exposto ao sol, mesmo com camadas e camadas de protetor solar. Além disso, você perde muito da sua temperatura corporal pela cabeça, então, não a cubra com um boné ou chapéu de tecido grosso. Em vez disso, escolha uma viseira ou boné com tecido respirável. DICA: AQUI VOCÊ ACHA.

 

  1. Tente fazer pré-resfriamento

Baixar sua temperatura corporal uma hora antes da sua corrida no calor reduz a velocidade com que ela vai aumentar assim que você colocar o pé para fora de casa. Ou seja: você vai conseguir correr mais e mais longe do que faria normalmente no calor. Como fazer isso? Bebendo líquidos gelados, ficando em um ambiente com ar-condicionado ou bem ventilado  e até colocando cubos de gelo sob o boné ou top de corrida.

Dadas as dicas, agora é com você. Aproveite a vibe de renovação para começar o ano fazendo aquilo que você ama e tinha deixado de lado, ou que você tanto quer realizar e nunca sabe como dar um pontapé inicial. Já que o papo é corrida, não invente mais desculpas para deixar de ir. A melhor hora sempre é agora! Bora viver, meu povo. #IntoTheOutdoors

Fonte: https://gooutside.com.br

×

Olá

Clique no nome do atendente para tirar suas dúvidas ou envie um email para:  [email protected]

×